Alunos da Escola Agrícola de Jundiaí participam de mobilidade no Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais

Com o objetivo de aprofundar estudos sobre uso da madeira como fonte de energia, as alunas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL/UFRN) da EAJ/UFRN: Cynthia Patrícia de Sousa Santos, Izabelle Rodrigues Ferreira Gomes e Sarah Esther de Lima Costa, orientandas da professora Dra. Rosimeire Cavalcante dos Santos, estão em mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para desenvolvimento de atividades referentes às suas pesquisas, assim como participando de capacitação promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Qualidade da Madeira da UFES, Coordenado pela Profa. Dra. Graziela Baptista Vidaurre. As referidas atividades foram intituladas “Práticas Profissionalizantes em Qualidade da Madeira”. A estada das alunas na UFES será de 08 a 20 de Julho de 2018.

Além das atividades na UFES, as alunas participarão, de 23 a 27 de Julho de 2018 no Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), em Piracicaba/SP, de atividades, também relacionadas aos seus projetos de pesquisa por meio da integração em apresentações científicas, palestras e visitas de campo em áreas de plantio florestal coordenadas pelo programa cooperativo TECHS (Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico, Térmico e Biótico), o mesmo que instalou uma unidade experimental na Área de Experimentação Florestal da EAJ/UFRN.

O aluno graduando em Engenharia Agronômica da EAJ/UFRN, Damião Ferreira da Silva Neto, é outro orientando da Profa. Dra. Rosimeire Santos, que encontra-se em mobilidade acadêmica. Membro do Grupo de Pesquisa em Energia da Biomassa e colaborador do projeto de pesquisa intitulado: “ESTUDOS DO USO E DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS MADEIRAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS DA CAATINGA COMO FONTE DE ENERGIA NA SINTERIZAÇÃO DE PRODUTOS DE CERÂMICA VERMELHA”, Damião realizará na Universidade Federal de Viçosa (UFV)/MG, de 02 de Julho a 03 de Agosto de 2018, análises laboratoriais visando determinar o potencial energético da madeira de espécies da Caatinga Potiguar, como resultado da parceria entre a UFRN e a UFV.

(18/07/2018 às 10:23)