Evento discute a produção científica na área das Ciências Agrárias

Com o objetivo de apresentar e planejar o desenvolvimento da produção científica referentes à Área das Ciências Agrárias, o IV Encontro de Integração Institucional começou nesta segunda-feira, 25, no Auditório da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em fala durante a abertura do evento, o Prof. Júlio César de Andrade Neto, Diretor da EAJ, destacou a satisfação em participar de mais uma edição do Encontro de Integração Institucional. “É uma enorme satisfação estar participando mais uma vez do Encontro de Integração Institucional, um evento que apresenta as ações conjuntas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvida pela EAJ/UFRN com o apoio de parceiros”, declarou o Prof. Júlio César.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós da UFRN, é o dia que nossa Instituição celebra seus 60 anos em prol da ciência, tecnologia, inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento do RN. Paralelo a isso iniciamos os preparativos para os 70 anos de Jundiaí e agradecemos a todos os professores, coordenadores e discentes que têm colaborado para o crescimento de nossa EAJ, completou o Prof. Júlio César.

Para o Vice-reitor da UFRN, o Prof. José Daniel Diniz Melo, o evento é uma importante iniciativa que destaca o trabalho da Universidade em prol da sustentabilidade. “Nós que fazemos parte da UFRN e trabalhamos na área de desenvolvimento de pesquisas temos a missão de buscar alternativas sustentáveis para garantir as demandas da sociedade”.

“A área de produção florestal aqui no nosso estado tem uma importância muito grande. O fato de estarmos em uma região de semiárido e o uso da madeira como fonte de energia para a indústria traz preocupações muito grandes, e a Universidade tem cumprido com o seu papel incentivando ações de ensino, pesquisa e extensão, este evento é uma prova disso e parabenizamos todos os envolvidos”, completa o Prof. José Daniel Diniz Melo.

Durante o evento foram apresentados estudos sobre o potencial de produção de energia da madeira em área sob manejo florestal e sobre a viabilidade econômico - financeira do uso da lenha como fonte de energia.

O evento promovido pelo Laboratório de Estudos da Madeira (LABEM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFRN com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN e da EAJ, sob coordenação das professoras doutoras Rosimeire Cavalcante dos Santos e Edna Moura Pinto, contou com a participação do Vice-reitor da UFRN, o Prof. José Daniel Diniz Melo; além do Pró-reitor de Pós-Graduação, o Prof. Rubens Maribondo do Nascimento; o Pró-

reitor de Pesquisa, Prof. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão; Pró-reitor Adjunto de Extensão, Prof. Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral; Diretor da EAJ, Prof. Júlio César de Andrade Neto e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFRN, Prof. Mauro Pacheco.

O IV Encontro de Integração Institucional segue até a sexta-feira, 29, com apresentações de estudos com foco no uso da madeira como fonte de energia e plantio de madeiras. Também serão realizados minicursos sobre a produtividade de lenho e qualidade da madeira.

(26/06/2018 às 13:59)