Jovens aprendizes de Mossoró recebem certificados de conclusão de curso

EAJ/UFRN

Em cerimônia realizada na Casa das Artes em Mossoró, na última quarta-feira,26, 235 jovens aprendizes receberam os certificados de conclusão de curso e itinerário formativo. Os jovens foram atendidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN).

Isaías pereira Fernandes de Paula, o Pronatec Jovem aprendiz foi importante para ingressar no mercado de trabalho. “Quando entrei no Jovem Aprendiz fiz o curso de Assistente Administrativo e logo no começo fui direcionado para uma entrevista no Hotel Thermas, hoje fui efetivado e aplico diariamente o que aprendi no curso de Assistente Administrativo, como também no curso de Promotor de vendas e Assistente de Faturamento. É Motivo de muito orgulho compartilhar minha história de sucesso e motivar outros jovens a buscar profissionalização”.

Em fala, o Orientador do Pronatec Jovem Aprendiz/EAJ/UFRN, Paulo Souza, destacou a importância do Pronatec Jovem Aprendiz como Programa que permite ao jovem a formação continuada. “A Escola Agrícola de Jundiaí atua ofertando cursos do Pronatec desde 2011, beneficiando mais de 60 mil norteriograndenses em 135 município. Com o Pronatec Jovem Aprendiz oferecemos um diferencial para os participantes, o itinerário formativo, que permite aos jovens a capacitação em vários cursos da mesma área e um certificado com a carga horária maior. Os jovens atendidos também tiveram oportunidade de participar de entrevistas de emprego e muitos conseguiram uma vaga como aprendiz. Para nós, a luta é que mais jovens possam ter acesso à capacitação profissional e acesso ao emprego”.

Para a Prefeita de Mossoró, Rosalba CIarlini, a oferta do Pronatec Jovem Aprendiz foi muito importante para os jovens do município. “Esta entrega de certificados representa uma importante conquista para os jovens mossoroenses. Ela representa aprendizado, habilidade profissional, habilidade empreendedora e com o selo da UFRN é um importante diferencial para o mercado de trabalho. Iremos somar esforços junto à Escola Agrícola de Jundiaí para ampliar esta oferta para que mais jovens tenham acesso à capacitação profissional, e mais do que isso, acesso à formação cidadã e empreendedora”.

Jovem Aprendiz

Criado em 2015, o Pronatec Jovem Aprendiz é um desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que visa possibilitar a qualificação profissional e a entrada de jovens da rede pública de ensino no mercado. Além de ter acesso a um curso de qualificação profissional, o jovem aprendiz encontra na empresa a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo.

No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola ofertou mais de 30 cursos nas áreas de gestão de negócios, saúde e turismo em escolas em Natal e Mossoró.

Durante o programa, o aprendiz tem aula duas vezes na semana e jornada diária de trabalho entre quatro e seis horas, recebendo o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Nesta oferta do Pronatec, os jovens fazem cursos de formação inicial e continuada (FIC) organizados em itinerários formativos de ao menos 400 horas teóricas, com cursos cuja temática seja relacionada entre si e de complexidade progressiva.

(26/10/2017 às 15:31)